domingo, 24 de outubro de 2010

Ansiedade da Separação

Achei, (as mães sempre acham que não vai acontecer conosco né?)que isso não iria acontecer aqui em casa, mas a ansiedade da separação apareceu, a Rafinha sempre foi a mais grudadinha e agora está ainda mais no shopping tem q ficar olhando para mim se não abre o berreiro, é um grude total, e a novidade é a Gabri, que ultimamente está num grude todo, não quer ficar sozinha, em lugar nenhum, ela era toda independente, ficava horas brincando sozinha e agora... só quer fica grudadinha, ela realmente mudou....

Seguem um texto da Tracy (já li tantas vezes o livro dela que já estou intima):

"Se o bebê tem entre 7 e 9 meses e de repente começa a reclamar quando você sai da sala, ou tem problemas com as sonecas ou o sono noturno, este pode ser o início de ansiedade normal de separação. Isso acontece com muitos bebês quando eles percebem que as mães são seres separados deles. Essa ansiedade normal não precisa se transformar em ansiedade prolongada, se você:

- Abaixar até a altura do bebê quando ele estiver chateado, e confortá-lo com palavras e abraços, mas sem pegá-lo no colo.

- Responder ao choro da criança de maneira relaxada e alegre.

- Cuidado com o seu tom de voz - não espelhe o pânico dele.

- Quando o bebê começar a se acalmar, distraia-o.
- Nunca recorra a uma abordagem de choro controlado (denominada "choro gradual até a explosão") para resolver os problemas do sono. Isso compromete a confiança do bebê e comunica que ele realmente estava certo: você o abandonou.

- Brinque de esconde-esconde com ele, assim que ele entender que mesmo que você desapareça por um minuto, depois você volta.

- Dê uma volta no quarteirão, para que ele experimente períodos curtos da sua ausência.

- Quando sair de casa, peça ao parceiro ou à babá para levá-lo até a porta e "dar tchauzinho". Ele pode berrar o tempo todo - isso é normal, se ele se tornou dependente de você. Porém, é necessário desenvolver a confiança.



Do Livro "A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário