quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Gêmeos Idênticos ou Fraternos?

Os gêmeos podem ser idênticos (monozigóticos ou univitelinos) ou fraternos (dizigóticos ou bivitelinos).

Rafa e Gabi são gemeas fraternas... para quem ainda tem alguma dúvida.


Os gêmeos idênticos, como o nome já diz, terão o mesmo sexo, a mesma aparência física, o mesmo grupo sanguíneo enfim, capazes de confundir todos. Eles são originados de um único óvulo e um espermatozóide. O óvulo fertilizado divide-se em duas partes idênticas após a sua implantação no útero e estas desenvolvem-se separadamente. Esta causa permanece ainda hoje um mistério para os especialistas neste assunto.


Os gêmeos fraternos, resultam da fertilização de dois óvulos por dois espermatozóides. Eles partilham até 50% da informação genética, podem ou não ser do mesmo sexo e ter ou não o mesmo factor sanguíneo. E não se assemelham mais do que dois irmãos com a mesma idade. Os óvulos podem ser libertados de um ou de ambos os ovários.


A melhor altura para saber se os gêmeos são fraternos ou idênticos, será sem duvida o momento do nascimento. Mesmo que nasçam com o mesmo sexo, para ter a certeza, o médico precisará de analisar a placenta: se for uma só para os dois e se as membranas das duas bolsas fetais tiverem camadas finas é provável que sejam idênticos.
Mas se as placentas forem separadas e as membranas das bolsas fetais tiverem quatro camadas, é quase certo que seram gémeos fraternos. A resposta definitiva virá só depois de feito o teste que permite definir o tipo sanguíneo.
Cerca de 70% dos gêmeos são fraternos e 30% são idênticos, mundialmente falando.

Um comentário: